O QUE É UM FAB LAB?

Fab Lab faz parte de uma rede mundial de laboratórios locais de fabricação digital com o objetivo de fomentar a criatividade, inovação e a prototipagem de ideias, através do acesso a equipamentos e conhecimento.  

Fab Foudation

COMO SURGIU O FAB LAB?

A rede Fab Lab iniciou em 2001 no MIT, quando Neil Gershenfeld, diretor do Centre of Bits and Atoms criou a disciplina chamada “How To Make (almost) Everything” (Como fazer quase de tudo) onde os alunos através do acesso a ferramentas de fabricação digital podiam produzir com as suas próprias mãos, aquilo que elas sempre sonharam. Para surpresa de Neil, centenas de alunos se inscreveram. E assim surgiu o conceito de Fab Lab. Desde então, universidades, instituições e pessoas do mundo inteiro se identificaram com a causa e a rede Fab Lab tem vindo a aumentar exponencialmente.

QUANTOS FAB LABS EXISTEM NO MUNDO?

Segundo a lista da Fab Foundation, somos quase 679 laboratórios ao redor do mundo. Veja a lista atualizada aqui  (em Julho de 2016).

OK! MAS O QUE TÊM EM COMUM ESTES LABORATÓRIOS?

Todos os laboratórios da rede devem seguir a Carta de Princípios (Fab Charter). Mas, além de compartilhar os mesmos princípios, os Fab Labs também devem compartilhar os mesmos equipamentos e processos para que se torne mais fácil de replicar projetos e dividir conhecimento entre todos os Fab Labs do mundo.  Por isso, é importante documentar os projetos e disponibilizá-los à  comunidade.

QUE MÁQUINAS EXISTEM NO FAB LAB?

Além do maquinário digital obrigatório, cada Fab Lab é livre de complementar o seu laboratório com outros processos, materiais e ferramentas que sinta necessidade como: consumíveis, eletrônicos, livros, softwares e ferramentas manuais.
O inventário completo encontra-se aqui.

Máquinas obrigatórias:

  • Cortadora de vinil
  • Cortadora a laser
  • Fresadora de precisão
  • Fresadora de grande formato
  • Impressora 3D

 

CARTA DE PRINCÍPIOS (FAB CHARTER)

O que é um FabLab?
FabLabs são uma rede global de laboratórios locais que fomentam o espírito de inovação e criatividade oferecendo acesso a ferramentas de fabricação digital.

O que está num FabLab?
FabLabs possuem um inventário comum com as capacidades essenciais para criar (quase) tudo, permitindo a partilha de projetos entre pessoas.

O que fornece a rede FabLab?
Assistência operacional, educacional, técnica, financeira e logística para além do que está disponível localmente dentro de um laboratório.

Quem pode usar um FabLab?
FabLabs estão disponíveis como um recurso para a comunidade, oferecendo acesso livre a indivíduos, assim como acesso à programação agendada.

Quais são as tuas responsabilidades?
Segurança: Não ferir pessoas ou equipamento
Operações: Ajudar com a limpeza, manutenção e melhoria do laboratório
Conhecimento: Contribuir com documentação e instruções.

Quem possui as criações num FabLab?
Projetos e processos desenvolvidos em Fablabs podem ser protegidos e vendidos sempre que desejado, mas devem permanecer disponíveis à comunidade para uso e aprendizagem.

Como podem as empresas utilizar um FabLab?
As atividades comerciais podem ser prototipadas e incubadas num FabLab, mas não devem conflitar com outros usos. Tais atividades devem crescer para além do laboratório, e é expetável que beneficiem os inventores e os Fablabs que contribuem para o seu sucesso.

QUE TIPOS DE FAB LAB EXISTEM?

Os Fab Labs Acadêmicos, normalmente estão inseridos dentro de universidades ou escolas, e por isso têm como principal objetivo atender a comunidade acadêmica.

Os Fab Labs Públicos podem ser sustentados por governos, institutos de desenvolvimento ou mesmo comunidades locais. Nestes, o carácter social é prioritário.

No caso dos Fab Labs independentes, (que é o nosso caso) são os únicos que precisam se preocupar com a viabilidade financeira e dependem de investimentos privados, buscando equilíbrio financeiro através da oferta de serviços.

E O GARAGEM FAB LAB?

O Garagem Fab Lab é o primeiro Fab Lab Independente do Brasil e o segundo da rede nacional. Foi inaugurado em 2013, começando por ser uma empresa privada, hoje em dia, é uma Associação sem fins lucrativos.

O Garagem surgiu com o objetivo de fomentar a aprendizagem e o acesso a tecnologias que outrora eram limitadas apenas para produção em massa, e estimular o desenvolvimento de projetos apoiados na filosofia do “Faça Você Mesmo”. Além de compartilharmos ferramentas e equipamentos, vivemos num ambiente que estimula a criatividade e inovação através da experimentação, da troca e do conhecimento transdisciplinar e por isso, estamos abertos a pessoas de todas as áreas.

Mais do que um espaço, somos uma rede de profissionais, entusiastas, artistas, estudantes, empreendedores e professores, apaixonados pela criação colaborativa e pelas  potencialidades da fabricação digital, eletrônica e programação aliadas a marcenaria e outras técnicas “low tech”.
Além dos cursos de formação, dos planos mensais e do aluguel das máquinas, buscamos o diálogo e parceria com outros makers, escolas, universidades, empresas e governos através de projetos integrados.

Quem somos

Conheça a nossa equipe multidisciplinar

Carolina Cardoso

Diretora Executiva

Tauan Bernardo

Diretor Financeiro

Roberto Stelzer

Diretor de Projetos

Rafael Gonçalves

Diretor Operacional

Stefano Leggieri

Guru

Catarina Machado

Estagiária

Fernanda Tosta

Professora e Colaboradora

Nathan Rabinovitch

Professor e Colaborador

Josemar Moura

Colaborador

André Guerreiro

Conselheiro

Conrado Schlochauer

Conselheiro

Alexandre Kelemen

Conselheiro

Nossos Parceiros

Endereço

Rua Dr. Ribeiro de Almeida, 166,
Barra Funda, São Paulo, SP, Brasil

Horário de funcionamento

De Segunda a Sexta, das 14h às 22h
(somente para membros)
Open Day: Quarta, das 14h às 21h

Contato

info@garagemfablab.com
+55 11 94783-8272