Construa os seus próprios sintetizadores

A oficina Audio Hack tem como objetivo a criação de sintetizadores DIY, os participantes vão aprender uma série de circuitos que consistem nos elementos básicos dos sintetizadores, serão apresentados os diferentes tipos de osciladores, filtros, além de outros componentes eletrônicos que podem ser utilizados na criação de sintetizadores. Após a experimentação prática com diversos circuitos os participantes vão criar o seu próprio sintetizador, soldando e finalizando um protótipo.

Sintetizadores

São  instrumentos que transformam energia elétrica em som, desenhando timbres e criando ruídos. Um sintetizador é formado por módulos, que ajudam a criar os timbres do som. Com o uso do Arduino, é possível criar módulos como: oscilador, envelope, filtro e amplificador, e ainda alterar o código da programação, o que torna possível modificar o som do instrumento criado a qualquer momento. Por exemplo, uma onda sonora que varia do agudo para o  grave, ou ainda  desenhar a forma do som, como curta ou longa.

Aula 1

Introdução à eletrônica, apresentação dos componentes eletrônicos, e construção de um oscilador de ondas quadradas. Introdução ao DIY Synth.

Aula 2

Outros tipos de osciladores, pulse wave e ondas triangulares. Osciladores de Baixa Frequencia, Filtro simples.

Aula 3

Mixers, Sequencers e modulações. Desenvolvimento de um projeto de sintetizador.

Aula 4 e 5

Finalização e testes do projeto na protoboard sem solda. Soldagem do projeto na placa perfurada. Finalizando o projeto em uma caixa. Utilização de materiais reciclados como recipientes ou sobras de material como madeira, alumínio e acrílico.

A quem se destina

Interessados em sintetizadores, tecnologia, arte eletrônica, musica, produtores audiovisuais, hobbystas e fãs da música eletrônica. A partir de 12 anos de idade. Não é exigido nenhum conhecimento prévio para participação na oficina.

Materiais

Está incluso o material para uso na oficina, caso o aluno quiser comprar um kit, será oferecido pelo professor.

O que deve trazer

Nesse curso você vai precisar do seu próprio notebook Mac, Windows ou Linux.

Caleb Mascarenhas

Atua como artista multimídia + educador + programador + pesquisador de novas tecnologias para audiovisual.
Ministra as oficinas: “Processing”; Oficina de “Música Digital”; “ArduiNoise”, “Hacklab para Crianças”, “AudioHack” em diversas instituições culturais, entre elas as unidades da rede Sesc (São Carlos, Ribeirão Preto, Bauru, Pinheiros, Belenzinho, Santo André, Osasco e outros / 2006-2015), Oficina Cultural Oswald de Andrade e Museu da Imagem e do Som (2011 e 2012).
Já se apresentou por diversos estados no Brasil, além da Europa e América do Sul. Como instrumentista acompanhou diversos grupos e artistas em turnês e shows.
Apresentou performances em festivais e mostras de arte contemporânea dentre elas, “Corpos Pintados” (Oca, São Paulo – SP, 2005), Mostra Verbo (Galeria Vermelho, São Paulo – SP, 2005) , FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (São Paulo – SP, 2004 e 2005), Mostra Live Cinema (Rio de Janeiro – RJ, 2010), Mostra Sesc de Artes (Sesc Pompeia, 2010), Festival de ContraCinema Sanfrik (Santiago – Chile, 2011), Festival Multiplicidades (Rio de Janeiro – RJ, 2011), Kino Beat (Porto Alegre – RS, 2012), Instante Arte (Sesc Campinas, 2011 e Sesc Santo André, 2012).

Dia 31 de Outubro
Dia 01 de Outubro
Dia 02 de Outubro
Dia 03 de Outubro

Segunda, Terça, Quarta e Quinta
Das 19h às 22h00
Carga horária: 12h

10 Vagas

O curso depende de quorum mínimo
de 5 participantes para realização

Compartilhe este curso com alguém que você conhece

R$ 350

Curso Audio Hack
Comprar

Endereço

Rua Dr. Ribeiro de Almeida, 166,
Barra Funda, São Paulo, SP, Brasil

Horário de funcionamento

De Segunda a Sexta, das 14h às 22h
(somente para membros)
Open Day: Quarta, das 14h às 21h

Contato

info@garagemfablab.com
(respondemos mais rápido por email)
+55 11 94783-8272