Você vai aprender de maneira divertida como programar arte generativa com algumas linhas de código utilizando a ferramenta Processing.

Arte Generativa é feita atráves de processos e recursos autônomos, muitas vezes estes processos são definidos por ferramentas de programação, e o artista cria programas inteligentes para geração de imagens ou sons. Atráves da definição de processos autônomos os resultados possíveis são infinitos, e a cada vez que esses processos são executados, o resultado é sempre diferente.

Processing é uma ferramenta para a criação de artes visuais com uso de programação. É utilizada por artistas do mundo inteiro para criar uma enorme variedade de projetos que vão desde a arte generativa, design de roupas e objetos, instalações de arte, até simulações fisicas, realidade virtual e games. Além de tudo isso o processing é uma ferramenta com código aberto e é gratuita!

Aula 1

O que é arte generativa. Principios básicos de Processing. variáveis, condicionais e laços de repetição.

Aula 2

Random e noise. Geradores de arte abstrata. funções e objetos.

Aula 3

Movimento Circular e Desenhos Rotacionais

Aula 4

Fractais. Sistemas Parametrizados.

Aula 5

Debugando, Bibl iotecas e Processamento de Imagens / Utilizando texto e som

A quem se destina

Pessoas com interesse em computação gráfica, programação, arte e tecnologia (a partir dos 13 anos)

Materiais

Para a realização do curso será distribuido um kit. No final do curso se quiser adquiri-lo pode comprar diretamente com o professor

O que deve trazer

Nesse curso você vai precisar do seu próprio notebook Mac, Windows ou Linux.

Caleb Mascarenhas

Atua como artista multimídia + educador + programador + pesquisador de novas tecnologias para audiovisual.
Ministra as oficinas: “Processing”; Oficina de “Música Digital”; “ArduiNoise”, “Hacklab para Crianças”, “AudioHack” em diversas instituições culturais, entre elas as unidades da rede Sesc (São Carlos, Ribeirão Preto, Bauru, Pinheiros, Belenzinho, Santo André, Osasco e outros / 2006-2015), Oficina Cultural Oswald de Andrade e Museu da Imagem e do Som (2011 e 2012).
Já se apresentou por diversos estados no Brasil, além da Europa e América do Sul. Como instrumentista acompanhou diversos grupos e artistas em turnês e shows.
Apresentou performances em festivais e mostras de arte contemporânea dentre elas, “Corpos Pintados” (Oca, São Paulo – SP, 2005), Mostra Verbo (Galeria Vermelho, São Paulo – SP, 2005) , FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (São Paulo – SP, 2004 e 2005), Mostra Live Cinema (Rio de Janeiro – RJ, 2010), Mostra Sesc de Artes (Sesc Pompeia, 2010), Festival de ContraCinema Sanfrik (Santiago – Chile, 2011), Festival Multiplicidades (Rio de Janeiro – RJ, 2011), Kino Beat (Porto Alegre – RS, 2012), Instante Arte (Sesc Campinas, 2011 e Sesc Santo André, 2012).

Dia 07 de Julho
Dia 12 de Julho
Dia 14 de Julho
Dia 19 de Julho
Dia 21 de Julho

Terças e Quintas
Das 19h às 22h00
Carga horária: 15h

10 Vagas

O curso depende de quorum mínimo
de 3 participantes para realização

Compartilhe este curso com alguém que você conhece

R$ 370

Curso Arte Generativa com Processing
Comprar

Endereço

Rua Dr. Ribeiro de Almeida, 166,
Barra Funda, São Paulo, SP, Brasil

Horário de funcionamento

De Segunda a Sexta, das 14h às 22h
(somente para membros)
Open Day: Quarta, das 14h às 21h

Contato

info@garagemfablab.com
(respondemos mais rápido por email)
+55 11 94783-8272